O PAMPA
O PAMPA é, nem mais nem menos, o acrónimo encontrado pelo MDN para designar a sua última criação, o Programa de Apoio às Missões de Paz em África, que foi hoje apresentado com pompa e circunstância ao público,com a presença de vários membros do governo. No site do MDN diz que se trata de assumir uma dimensão multilateral na cooperação militar, até aqui bilateral por natureza. Curiosamente não é mencionada a presença de nenhum representante de país estrangeiro eventualmente interessado.
Por coincidência, ou não, vem um grande artigo hoje no Público, da autoria de Carlos Pacheco, historiador angolano, intitulado "Mistérios da cooperação militar portuguesa", onde pergunta o que faz correr o ministério da defesa português com o seu fantástico projecto de criação de uma nova força de paz. Sugere que o executivo está mesmo em maré de grandes sonhos ultramarinos e,em última análise, a empurrar Angola para o vespeiro do Congo.
O que tudo isto leva a pensar é que se trata de uma ideia que germinou num circulo restrito do MDN e que avançou sem discussão nem consultas com os principais interessados.SIMPLEX.
Comentários:
Novo comentário
<< Voltar ao OCeano...