Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

quinta-feira, abril 27, 2006

Bom dia OC!

Hoje, poderia assinalar aqui os 25 anos da apresentação no Palo Alto Research Center da XEROX de um “Machine Operator's Unique Spotting Equipment”, abreviadamente conhecido por “mouse”, esse bicho que actualmente não podemos dispensar nestas deambulações no ciberespaço.
No entanto, a particular “devoção” do nosso camarada Fernão, cujo “lanpadiário” continua enigmático, leva-me a recordar que há 485 anos, no dia 27 de Abril de 1521, Fernão de Magalhães morreu lutando com nativos na ilha de Mactan, nas Filipinas, terminus inglório da sua sonhada viagem de circum-navegação.
Magalhães terá nascido em Trás-os-Montes, provavelmente em Sabrosa, no dia 3 de Fevereiro de 1480. Em 1505 partiu para a Índia na armada de D. Francisco de Almeida, tendo participado em 1511 na conquista de Malaca sob o comando de Afonso de Albuquerque. Em 1514 é ferido em combate na defesa de Azamor, em Marrocos, o que o levou a pedir um aumento da tença a D. Manuel I, o que no entanto foi recusado.
Esta recusa levou-o a colocar-se ao serviço do rei de Espanha, Carlos V, a quem propôs mais tarde a possibilidade de atingir as Molucas por mares não reservados aos portugueses no Tratado de Tordesilhas. Obtida a aprovação e o necessário financiamento, iniciou em Setembro de 1519 aquela que viria a ser a primeira viagem de circum-navegação, na qual descobriu a passagem do Atlântico para o Pacífico através do estreito que ficou com o seu nome.