Aviso aos navegantes

Tal como o Silva Nunes comunicou na onda “MUDANÇA DE BLOGUES”, foi criado um novo blogue, o “Água aberta … no OCeano II” cujo endereço é: http://blogueoc.blogspot.com/.

Este velho “Água aberta … no OCeano” congelou. Será mantido apenas como “arquivo”.

sábado, abril 22, 2006

Bom dia OC!

Monte Pascoal
Provavelmente, o “gajeiro Gago” que gritou Terra à Vista terá avistado o Monte Pascoal, «um grande monte, mui alto e redondo» segundo relatou Pero Vaz de Caminha…
Pedro Álvares CabralDe facto, no dia 22 de Abril de 1500 a armada capitaneada por Pedro Álvares Cabral lançou âncora em terras até então desconhecidas, que ele denominou de Vera Cruz, chamadas depois Santa Cruz e finalmente baptizadas de Brasil.
Depois de ter partido de Lisboa no dia 9 de Março de 1500 com 9 naus, 3 caravelas e uma naveta de mantimentos, Pedro Álvares Cabral cumpria assim as instruções recebidas do próprio D. Manuel I que o «mandou descobrir a parte ocidental, passando além da grandeza do mar oceano, onde é achada e navegada uma tão grande terra firme», afastando-se da rota que o deveria levar à Índia ao encontro de novas terras de imediato reclamadas para a coroa de Portugal.
Para lerem mais alguma coisa sobre esta efeméride, deixo ligações para as páginas do site da Biblioteca Nacional relativas ao descobrimento do Brasil, à armada, à divulgação da descoberta, à polémica do achamento e a uma pequena bibliografia de Pedro Álvares Cabral.
Praia de Porto SeguroVendo esta fotografia do que hoje se chama Porto Seguro, não podemos deixar de concordar com Pero Vaz de Caminha que, na sua Carta a el-rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil, escreveu: «E Deus que aqui nos trouxe, alguma razão tinha para isto…»

Comentários:

Em abril 22, 2006 5:39 da tarde, Blogger Fernão escreveu...

Mas a razão é preciso procurá-la, ei-la ;
" Ali andavam, entre eles, três ou quatro moças, bem moças e bem gentis, com cabelos muito pretos, compridos,pela espáduas; e suas vergonhas tão altas e tão cerradinhas e tão limpas de cabeleiras que de as nós muito bem olharmos não tinham nenhuma vergonha."

 

Novo comentário

<< Voltar ao OCeano...